Museu da Música



O Museu da Música é um dos mais importantes acervos latino americanos de música sacra manuscrita, com mais de 2 mil partituras. Por meio de projetos desenvolvidos pelo Museu, muitas obras foram salvas pelo trabalho de restauração, já que estavam em estado precário de conservação. Foi recuperada a estrutura original das partituras tal como concebidas por seus autores.

Compositores respeitados como Lobo de Mesquita, José Maurício Nunes Garcia e João de Deus de Castro Lobo tiveram novas peças reveladas. Outros, como Miguel Teodoro Ferreira, Frutuoso de Matos Couto e Manuel Dias de Oliveira começaram a ter sua memória resgatada, com a identificação de criações importantes, anteriormente desconhecidas.

O Museu faz parte do Programa Memória do Mundo da UNESCO - MOW [Memory of the World Program]

Entre janeiro de 2001 e dezembro de 2003 realiza-se no Museu da Música o Projeto Acervo da Música Brasileira / Restauração e Difusão de Partituras (AMB/RDP). Este projeto iniciou nova fase de tratamento do acervo do Museu da Música e produziu, a partir de suas fontes, edições de partituras e gravações em CD de obras inéditas de música sacra dos séculos XVIII e XIX.

Compõem o espaço do Museu da Música a sala de acervos, em três níveis, com equipamentos adequados ao atendimento a pesquisadores e ao trabalho de conservação do acervo, a sala de exposições de longa duração, voltada ao público amplo, a sala destinada a exposições de curta duração, a sala multimeios, onde se realizam palestras, apresentações musicais e concertos, o salão para recepções e ampla área descoberta, para atividades ao ar livre.

Informações

Endereço:
Rua Cônego Amando, 161, Centro, Mariana - MG Mariana - Sede (SEDE)

Telefone: (31) 3557-2778

Horário de Funcionamento:
Terça a Sábado: de 8h30 às 12h e 13h30 às 17h
Domingo: de 09 às 12h

Site: www.mmmariana.com.br

Ingresso: R$3.00


Álbum de Fotos